"Obviamente, não me demito"
Em Portugal não há hábitos de responsabilidade política ou institucional.
Pena. É um conceito excelentíssimo. Faz com que um ministro ponha o lugar à disposição porque a senhora da limpeza encontrou um papelito gorduroso no cesto dos ditos e o mostrou ao filho que, por acaso, namora com um rapaz muito íntimo dum senhor do "Correio da Manhã", que anda sempre aos papéis, quanto mais peganhentos melhor, assim dando origem à manchete "Ministro come a secretária", à qual, alegadamente, um acento grave foi surripiado ao "à"... da gaveta do computador do jornalista.
Claro que este não é um ministro português.
Vejamos:
Um ministro do PP não se demitiria, por um lado, porque não há nenhum ministro do PP capaz de comer a secretária, (questão de decência, honni soit…) e, por outro, porque, de imediato, reconheceria a cabala orquestrada pelo SSL (Sindicato das Senhoras da Limpeza), em associação com o BE, para descredibilizar a privatização das máquinas de sanduíches do Ministério.
Um Ministro do PSD não só não se demitiria como, lestamente, aproveitaria a oportunidade para contratar mais dois assessores: um para estudar o dossier da deslocalização das máquinas de sanduíches e outro (recrutado no suplemento de Segredos de Cozinha da "TV-7Dias") para falar com a imprensa sobre a importância do fiambre na tosta mista.
Um Ministro do PS não se demitiria para não desestabilizar a estabilidade, tanto a dele como a da secretária. Isto para além de não querer dar mais desgostos ao Dr. Sampaio (independentemente do apuramento das responsabilidades até às últimas consequências). E, sobretudo, porque não se pode arriscar a perder os seguranças: o marido da "piquena" é um ex-comando muito ciumento.
Um ministro do PCP seria uma ficção e as ficções não se demitem. Para além do mais, a senhora da limpeza chama-se Eufémia e há memórias que são intocáveis.
Confirma-se: somos um país de brandos costumes.
O único interveniente a cair, neste escândalo de gravíssimos contornos, seria o cesto dos papéis, compulsivamente aposentado da função pública, após distinta carreira. Até porque o ministro tem em vista uma direcçãozinha numa multinacional de trituradoras de papel.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home